O guri já está engatinhando, e pelo jeito se inspirou no The Flash, porque em um momento ele está sentado do lado do sofá e 2 segundos depois já chegou na cozinha. Então, é hora de trabalhar no próximo passo - ou melhor, nos próximos passos: ensiná-lo a andar. Além do mais, assim que ele estiver andando com as próprias pernas, poderá se livrar das botas ortopédicas durante o dia. Pensando em todos os pais e mães que também tem essa árdua tarefa pela frente, resolvi fazer mais um guia passo a passo! Aproveitem.
- Afastar os móveis
É muito importante escolher um lugar espaçoso e sem objetos que possam machucar a criança numa eventual queda. Se você mora em um lugar com cômodos pequenos, talvez seja bom afastar os móveis para garantir uma área segura para os primeiros passos do rebento.
Cuidado com as costas - machucá-las ao afastar os móveis acabará com a diversão antes de sequer começar!
- Andar devagar para mostrar como se faz
A criança mimetiza tudo o que você faz - desde acenar com a cabeça até mostrar o dedo do meio. Por isso, é importante andar junto com ele, mostrando como os pés devem se mover. Também pode-se colocar os pés do bebê sobre os seus e andar devagarinho, para ele entender o movimento.
Lembre-se: devagarinho.
- Segurar as mãos
Ajude-o a se equilibrar segurando firme nas suas mãozinhas, puxando-o ou empurrando-o levemente para a direção desejada.
Puxando LEVEMENTE. Evite acidentes!
- Respeitar o ritmo da criança
Não se afobe! Faça pequenas distâncias e sempre respeitando a velocidade da passada da criança.
Não deixe que isso aconteça
- Respeitar o cansaço
Por mais cheias de energias que sejam, a criançada também se cansa, principalmente ao fazer um esforço que não estão acostumadas. Isto posto, fique atento aos sinais de cansaço.
Esse é um sinal de cansaço, por exemplo
- Ensiná-lo a se levantar e a sentar apoiando-se nas coisas
Outro passo importante é fazer a criança aprender a se levantar e se abaixar, seja para subir em algum lugar, para iniciar uma caminhada ou para se sentar ao estar cansado. Ajude-o a entender quais os movimentos necessários como, por exemplo, se apoiar no sofá para se levantar ou esticar as pernas e os braços para ter impulsão.
Quedas fazem parte do aprendizado
- Soltar uma das mãos
Quando o bacuri já estiver caminhando bem enquanto está sendo segurado pelas duas mãos, tente retirar uma das mãos e incitá-lo a caminhar dessa forma.
É importante mostrar ao seu filho que ele pode confiar em você
- Encorajá-lo a fazer pequenos trajetos sozinho
Assim que a criança adquirir a firmeza necessária para caminhar de forma segura, encoraje-a a dar poucos passos por conta própria, tendo como incentivo esticar os braços para ela chegar até você ou colocando algum brinquedo que ela goste a uma pequena distância dela.
Obs.: coloque um brinquedo que não tenha rodas
- Escolher uma superfície com bom atrito
Procure sempre colocar o meninote para caminhar sobre um tapete ou piso antiderrapante. Pisos de cerâmica e de madeira encerados podem não ser a melhor opção para ele adquirir a firmeza necessária nos passos.
Obs.: pista de gelo não é um lugar indicado
Garanto que, seguindo arduamente estes humildes conselhos, seu filhote irá se tornar um atleta de meia maratona - e você terá que correr atrás! Meus cumprimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário