Dizem que pobre só herda do pai o que ele tem de ruim. Essa máxima mostra-se bem provável ao observar meu filho brincando e manipulando objetos: ele prioriza a mão esquerda para tudo. Sei que ainda é cedo para ter certeza, de repente é só um costume dele, mas acredito que minha primeira previsão é verdadeira: ele é canhoto.
É um misto de alegria e dó. Alegria por acreditar que canhotos tem um “quê” de originalidade nesse mundo, e dó, porque sei o quanto ele vai sofrer. Talvez a maioria das pessoas não façam ideia de como quase tudo no planeta é feito para destros, e como isso complica nossos mais simples afazeres. Por isso, hoje vou apresentar aqui algumas das dificuldades que meu filho provavelmente enfrentará no futuro, assim como eu e tantos canhotos já enfrentamos, apenas a critério de consentimento. E vou fugir dos óbvios, como abridor de latas, violão, mouse, carteiras de cursinho e espiral de cadernos. Vai muito mais além disso!
1- Bicicleta: parece bobeira, mas não é. Você, destro, imagine-se carregando sua bicicleta numa subida ou em um lugar onde não é possível andar. Você se posiciona do lado esquerdo da magrela e estica seu braço direito para segurar o guidão direito, a fim de ter mais sustentabilidade, certo? Pois é. Nós, canhotos, carregamos-a do outro lado, onde fica a coroa, a correia e, consequentemente, a graxa, que teima em sujar sua calça, perna e meia se você não tomar cuidado.
outro bom exemplo prático.
2- Tesoura: além da maioria ter o design para o perfeito encaixe da mão direita, a posição das lâminas em relação ao esforço de “pinça” feito pela mão faz com que canhotos desistam de cortar coisas com a mão esquerda. Se duvida, experimente cortar algo em casa usando a canhota.
repare na diferença da lâmina
3- Piano: instrumentos de corda e de percussão podem ser, mesmo com algum esforço, invertidos para se adequar a um canhoto. Mas com piano e teclado musical, não é bem assim. Talvez um leigo não perceba, mas no piano a mão esquerda geralmente faz um acorde, enquanto a mão direita vai e volta, tocando várias teclas, demandando mais velocidade e precisão.
obrigado pela demonstração, Tom
4- Teclado de computador: teclas de navegação (setas, page up e page down) e numerais de digitação rápida estão do lado direito. Existem teclados para canhotos à venda, mas por preços nada módicos.
Estranho, não? NÃO!
5- Caneca/Medidor: experimente pegar aquela caneca bonita ou que tem uma frase engraçada com sua mão esquerda - a frase fica visível só para quem te olha. A mesma coisa com copos e jarras medidoras: o pegador é sempre à direita das medições.
ʞɹoʎ ʍǝu
6- Luva de cozinha: de duas uma: ou o lado canhoto é mais fino/menos forrado que o usado pelos destros ou a costura do dedão quase deixa impraticável usar a luva com a mão esquerda.
Um bom exemplo do primeiro caso.
7- Relógio: o pino para ajuste dos ponteiros fica à direita, para que o destro possa usá-lo facilmente, afinal destros costumam usar relógios no pulso esquerdo. Agora, calcule para quem usa no pulso direito.
8- Cartas: É assim que um canhoto organiza sua mão de cartas. Acho que a imagem resume bem o problema.
normalmente a solução é montar de ponta cabeça e inverter a pegada
9- Folhear um livro/caderno/revista/etc: Que tal procurar as coisas de trás para frente?
10- Tirar foto: tanto em máquinas de fotografar quanto em celulares - analógico ou touch, o botão de foto normalmente fica à direita, o que dificulta - e muito! - tirar uma foto com uma mão só, ou que demande precisão cirúrgica. A solução às vezes é tirar a foto de ponta cabeça.
agora pense como é tirar foto com a mão esquerda
Esses são apenas exemplos, pois existem muitas outras situações que demandam paciência e habilidade extra de nós, seres canhotos. Pelo menos, quando meu filho tiver suas primeiras frustrações a respeito da canhoteirice, eu poderei abraçá-lo e dizer “eu sei como você se sente!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário