segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Nenevolução

Tenho um amigo de infância que é aproximadamente 45 minutos mais velho que eu. Éramos bem parceiros, mas com o tempo e mudanças da vida, perdemos contato. Apesar disso, ainda mantemos (raro) contato pelo Facebook, principalmente no dia do nosso aniversário - quando estreitamos novamente nossa amizade. E por que estou contando isso? Porque se eu não fosse prematuro, essa conexão provavelmente jamais existiria.


No meu caso e do meu filho, apertaram o “cancelar” antes do fim

Antes de ter um filho prematuro, minha ideia sobre prematuridade era totalmente diferente. Pelo que entendi de quando me contaram como nasci, era igual um bolo: o médico tirava, percebia que não tava pronto e colocava na encubadora pra terminar de assar. Já hoje percebo várias diferenças.


Ainda bem que não precisam espetar a criança pra saber se já tá pronta!

Meu filho recém fez 6 meses, e esse é um período que o bebê normalmente começa a fazer muitas coisas bacanas: já começa a se manter sentado sozinho, a pegar brinquedos, cabelos e qualquer outra coisa que o atraia, além de interagir mais com as pessoas, usando a fala, movimentos e expressões. Também começam a se alimentar de outras coisas além do leite, como papinhas, frutas, feijoada… Ok, feijoada não. Alguns até começam a ter o primeiro dentinho. Mas meu filho ainda não faz grande parte dessas ações.


Mal posso esperar pra ele começar a comer. Pensando bem, posso sim.

O que muita gente não sabe é que o bebê prematuro, na verdade, tem que evoluir todo o período que ficou fora da barriga - e deveria estar dentro - durante seu primeiro ano e meio. Ou seja: ele completou 6 meses, mas como nasceu de 7,5 meses, ainda tem aproximadamente 4,5 meses na escala evolutiva do desenvolvimento bebezístico. Por isso ele ainda parece menor, mais molinho e menos interessado com o mundo ao redor. Mas isso não significa que ele não esteja crescendo de acordo com o script. Por isso é importante o acompanhamento com um pediatra que já possua alguma experiência com bebês prematuros, pois eles são sim mais delicados e complexos. Com o tempo eles se equiparam ao andamento normal, basta ter paciência.


2 comentários:

  1. E quando seu filho não nasceu prematuro e ainda está meio que atrasadinho? Bebês são bebês, apesar de toda aquela coisa de tabela de desenvolvimento e estudos dizendo que os prematuros tendem a atrasar um pouquinho. Acho que no fundo mesmo depende é da criança e de sua capacidade de percepção.
    Estou adorando seu blog, e sua maneira engraçada de... ser pai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Existem estudos que indicam o que o bebê deve ou não fazer em determinado momento da vida, mas nada é regra, não é mesmo? Obrigado por acompanhar o blog!

      Excluir